Acontece no Solar...
Comemoração dos Aniversários do mês de Abril -
	  Todos os meses os aniversários são comemorados com uma festa surpresa para os Residentes.

No passado mês de Abril, o Solar das Camélias disponibilizou a sua sala para um julgamento muito complicado. O julgamento intitulava-se "A Ré", baseado numa rábula portuguesa de Ivone Silva do ano de 1981. Os jurados em conjunto com o júiz tinham que decidir se a Ré, "Inocência Cabrita Borrego", deveria ser ou não condenada pelos seus crimes que eram uma autêntica comédia. 

No final tudo acabou bem, sendo que a Ré foi absolvida dos seus crimes, e cantaram-se os parabéns aos aniversariantes: Sr. Francisco - 83 anos; D. Milú - 87 anos; D. Margarida Ramos - 76 anos; D. Olivia - 89 anos e Sr. Manuel - 82 anos. 

Vejam mais imagens na galeria de fotos "Aniversários"
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Celebração da Páscoa
	  Durante a Semana Santa são várias as celebrações em nome de Jesus e do seu sacrificio por todos nós. Não importa qual o nome da religião que se pratica mas sim a fé que se tem nela, e desse modo os Residentes do Solar das Camélias seguiram as suas tradições desde o momento de confissão ao Sr. Padre aos momentos de oração e reflexão com o Grupo de Jovens Evangélicos, para além da Visita Pascal com a recepção da cruz.

O momento mais importante para todos foi a celebração da Missa Pascal no dia 13 de Abril de 2012 dirigida pelo Sr. Padre Pelágio e acompanhado pelo Grupo de Jovens de Telhadela no coro musical.

Um muito obrigado a todos por partilharem connosco momentos de grande simbologia. 

Vejam mais imagens na galeria de fotos "Páscoa"
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Concurso de Galochas Primaveris
	  Pela primeira vez no concelho de Albergaria-a-Velha realizou-se um Concurso de Galochas Primaveris, com a organização do Solar das Camélias. 

O concurso teve lugar no Solar das Camélias com a Exposição das Galochas Primaveris desde o dia 23 de Março a 13 de Abril de 2012. O concurso consistiu em decorar ou fazer uma galocha alusiva à primavera e que demonstrasse todos os encantos desta época. Muitas foram as instituições que participaram nesta iniciativa, desde lares e centros de dia a jardins de infância e também a comunidade em particular quis marcar a sua presença e mostrar a sua imaginação e criatividade na elaboração dos trabalhos. No último dia da exposição foram eleitas as Galochas mais Primaveris e os resultados foram: 1ºlugar - Jardim de Infância de Telhadela, 2ºlugar - Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e o 3ºlugar -ProBranca. 

Parabéns às instituições vencedoras e a todos os participantes pelos magníficos trabalhos apresentados.

Vejam mais imagens na galeria de fotos "Galochas Primaveris"
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Desfile de Moda Primaveril - Comemoração dos Aniversários
	  Pelo segundo ano consecutivo o Solar das Camélias organizou um Desfile de Moda Primaveril com o objetivo de celebrar a chegada da primavera e de envolver as Colaboradoras e os Residentes em atividades em conjunto, de modo a fomentar cada vez mais a amizade e a confiança entre eles. Este ano o desfile também teve como objetivo comemorar os aniversários do mês de Março e desse modo dar os parabéns aos aniversariantes por mais um ano de vida. 

Foram várias as Colaboradoras que participaram nesta iniciativa e desfilaram as suas roupas alusivas à primavera, com o desejo de alcançar a faixa de Miss Primavera e a Coroa de Flores. A disputa foi renhida mas saudável, quem o diz são os jurados que tiveram a dificil tarefa de eleger a Miss Primavera. Mas apesar de todas estarem muito bonitas e autênticas só uma foi eleita pelo júri. E a Miss Primavera 2012 do Solar das Camélias foi: Anatilde Costa. Muitos parabéns a todas as participantes e aos aniversariantes: D. Isaura, D. Florinda, Sr. Armando, D. Cidalina. 

Para o ano cá nos encontraremos para um novo desfile. Até lá!

Vejam mais imagens na galeria de fotos "Miss Primavera" e "Aniversários"
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Dia Internacional da Mulher
	  O Dia Internacional da Mulher, dia 08 de Março, é celebrado pelo País fora, das mais diversas maneiras, em virtude das Mulheres e das suas conquistas no mercado de trabalho e perante a sociedade.

No Solar das Camélias foi preparado um lanche especial, pelas próprias Senhoras, para oferecer a todos os presentes. No entanto, e como o dia era dedicado às mesmas, foi-lhes oferecido um postal decorativo com a sua fotografia individual e uma fotografia de grupo com algumas das Senhoras do Solar. Para completar o dia foram mimadas com tratamentos de beleza para se sentirem ainda mais belas.

Também as Colaboradoras tiveram um miminho especial, um postal decorativo com as suas melhores fotografias nas mais diversas atividades lúdicas proporcionadas pelo Solar.

(Vejam mais imagens na galeria de fotos "Diversos")
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Folia de Carnaval no Solar das Camélias
	  A folia carnavalesca começou bem cedo no Solar das Camélias, em que o tema deste ano foi "Sevelhanas e Toureiros".

Logo pela manhã do dia 17 de Fevereiro, os Residentes e Colaboradoras andaram numa azáfama para se vestirem a rigor para a visita das crianças da Pré e Escola de Telhadela que vieram desfilar as suas fantasias muito coloridas. Da parte da tarde deu-se abertura ao baile convívio com a presença dos Residentes, de algumas Colaboradoras e de Familiares que participaram nesta festa animada ao som de música dançante para todos os gostos.

Para encerrar a festaem grande estilo, os Residentes foram a votos para a eleição do Rei e Rainha do Carnaval do Solar das Camélas 2012 e os vencedores foram a D. Cidalina e o Sr. Rogério. Parabéns à realeza!

No Carnaval ninguém leva a mal... Bom Carnaval! 

(Vejam mais imagens na galeria de fotos "Carnaval 2012")
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
II Atelier de Pintura em Tecido
	   O II Atelier de Pintura em Tecido decorreu no passado dia 08 de Fevereiro pelas 14h00m, orientado pela D. Rosa Bastos, no Solar das Camélias. 

Este atelier contou com a presença de algumas Colaboradoras do Solar que se mostraram bastante interessadas por este tipo de trabalhos, assim como a presença assídua dos Residentes que já têm a mão pronta e afinada para a pintura. A D. Rosa orientou os trabalhos que fizeram o orgulho dos presentes e demonstrou alguns dos seus dotes em trabalhos de pintura, bordados, rendas, macramé, entre outros.

A experiência agradou aos presentes e ficou a vontade de aprender novos trabalhos. 

(Vejam mais imagens na galeria de fotos "Diversos")
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Lembra-se disto...
	  Este mês de Janeiro a comemoração dos aniversários teve como tema "sketch" de clássicos portugueses intitulado de "Lembra-se disto?". 

A apresentação começou com uma apresentação musical de António Silva e Beatriz Costa com a "Agulha e o Dedal", passando pelo humorista Hérmam José com "Serafim Saudade", e pelo clássico da "Aldeia da Roupa Branca", onde todos os Residentes cantaram muito afinados "Água Fria da Ribeira", ao mesmo tempo que "lavavam" roupa.

E para terminar em grande, a apresentação de Ivone Silva e Camilo de Oliveira em "Ai Agostinho, Ai Agostinha", um tema já com muitos anos mas que está mais atual que nunca. Todos os Residentes apreciaram os temas escolhidos e recordaram momentos que a memória já ía apagando. 

(Vejam mais imagens na galeria de fotos "Aniversários")
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Formação Interna – “Administração Terapêutica”
	  No passado dia 25 de Janeiro, teve lugar no Solar das Camélias às 16h30m, uma formação interna sobre “Administração Terapêutica”.

A formação realizou-se para ir ao encontro das necessidades sentidas pela Colaboradoras em aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática. Foram abordados os cuidados básicos sobre os medicamentos, as vias de administração e os pormenores inerentes a elas. Salientou-se também, alguns medicamentos mais comuns no quotidiano com referência às suas indicações terapêuticas e alguns efeitos secundários.

Testemunhos de algumas participantes referem a importância deste tipo de formações. 

- Na sua prática do dia-a-dia ficou desperta para alguma situação?

“Sim. Para o problema de interação de alguns medicamentos que são utilizados frequentemente.” – Dra. Liliana Araújo (Diretora Técnica)

“Foi muito importante. Fiquei elucidada sobre algumas dúvidas que tinha. Enriqueci os meus conhecimentos relativamente a situações do nosso dia-a-dia.” – Carina Nogueira (Administrativa)

“Sim. Esclareci algumas dúvidas em relação a alguns medicamentos que não devem ser tomados em conjunto.” – Alexandrina Amaral (Ajudante)

“Fiquei a saber que há dois tipos de aspirinas. E também fiquei esclarecida até para situações que nos acontecem em casa.” – Cristina Bastos (Auxiliar)

“É sempre muito positivo. Quando se sabe, relembramos para não esquecer, e também aprende-se sempre uma ou outra coisa.” – Clara Cardoso (Ajudante)

“É sempre positivo aprendermos novas coisas e relembrarmos outras.” – Anatilde Costa (Ajudante)
 
     Veja as imagens na galeria de fotos "Formação 2012".
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Atelier de Pintura em Tecido
	  O Solar das Camélias promoveu um atelier de pintura para os seus Residentes, no dia 24 de Janeiro pelas 14h00m, orientada pela Dª Marina Silva. 

Com os seus oito anos de experiência em pintar tecido, com as mais diversas decorações, a Dª Marina transmitiu alguns dos seus conhecimentos aos Residentes que se mostraram bastante atentos ao que dizia. Para muitos dos participantes era a primeira vez que estavam a ter tal experiência que os agradou e surpreendeu bastante, já para outros a experiencia não era novidade e praticaram um pouco mais os seus dotes de pintura.

No final o resultado foi bastante positivo por parte dos Residentes bem como da Dª Marina, que deixou em aberto uma nova visita.

(Veja as imagens na galeria de fotos "Diversos".)
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Quadra Natalícia
	  Durante o mês de Dezembro o Solar das Camélias preparou para os seus Residentes um mês cheio de surpresas, com muita animação.

Cumpriu-se a tradição e os Residentes decoraram a Árvore de Natal com o respetivo Presépio e espalharam o espírito de Natal um pouco por todas as divisões do Solar com enfeites e luzes.

Os Residentes e as Colaboradoras foram surpreendidos com várias atuações de Grupos Musicais: “Os Madrigais” e o “Grupo de Cavaquinhos” da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis; “Os Pioneiros” e Tânia Viegas que alegrou a nossa passagem de ano. Também tivemos a visita dos nossos Amigos Evangélicos de Gaia para um momento de reflexão; a surpreendente comédia “As Empregadas de Limpeza II”; assim como o teatro de Natal intitulado “O Nascimento de Jesus” que contou com a participação das Colaboradoras do Solar numa magnifica representação amadora; e ainda o inesperado “Espalha Natal” com o “Cómico Carteiro”, a “Elegante Rainha das Neves”, o “Divertido Pipoqueiro”, até à “Simpática Mãe Natal”.

Todo este mês conteve muita alegria, mas não nos esquecemos da parte solidária que o Natal acarreta. Os Residentes do Solar reuniram várias peças de roupa e alguns brinquedos com a ajuda da comunidade local, para serem entregues numa instituição – “O Aconchego”, em Albergaria-a-Velha.

Finalmente os Residentes deslocaram-se à Capela de Santa Ana, em Telhadela, para assistirem à Missa de Natal presidida pelo Sr. Padre Pelágio e animada pelo Grupo de Jovens. Este foi mais uma vez o evento mais marcante para todos.
O Solar das Camélias agradece a todas as pessoas que participaram nas atividades de Natal.

Bom Ano 2012
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Concurso de Dança
	  A Santa Casa da Misericórdia de Albergaria-a-Velha foi a grande vencedora do concurso de Dança! 

Pelo segundo ano consecutivo o Solar das Camélias organizou o Concurso de Dança, na danceteria Turol. Esta tarde musical, no passado dia 27, contou com a presença de várias Instituições do concelho e distrito que demonstraram os seus “dotes” na dança.

Excelente foi mais uma vez a actuação profissional da D. Carmo e do Sr. Arsénio, dois “séniores” que se dedicam desde jovens às danças de salão e surpreendem pela agilidade e  sensualidade dos seus movimentos. 

Para o concurso cada instituição deve preparar uma coreografia, com musíca à escolha, mas os elementos que vão dançar têm obrigatoriamente que ser constituidos por idosos e colaboradores da instituição – no sentido do fortalecimento e melhoria das relações entre estes dois grupos. 

O Solar, apenas como organizador, abriu o concurso, desta vez com uma música bem tradiconal “Malhão, malhão”.

Um grande obrigada à Turol e a sua excelente equipa!
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Desfolhada
	  Numa tarde soalheira de Setembro (dia17), os Residentes do Solar das Camélias foram surpreendidos pelo Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas para uma encenação da tradicional desfolhada com o típico Sarandeiro.

Os Residentes divertiram-se bastante a escapelar o milho, a relembrar velhas recordações e ainda tiveram tempo para varias modinhas. Um belo lanche rematou a festa!
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Noite de Fados
	  Belíssima noite!

Pelo segundo ano consecutivo organizámos a  Noite de Fados! Decorreu no dia 2 de Setembro, numa amena noite de Verão, claro está no cenário espectacular que é o do nosso Jardim!

Contámos com a presença de cerca de centena e meia de pessoas, todas animadas pela boa música e aquecidas pelo já tradicional caldo verde ao intervalo!

O nosso agradecimento ao Grupo Baga Madura, à D. Antoinette, às voluntárias e a toda a equipa de colaboradoras do Solar que estiveram envolvidas e em especial a todas as pessoas que vieram assistir ao espectáculo e contribuir para uma noite diferente para os nossos Residentes.
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Exposição de Flores
	  Para mais uma actividade em conjunto com a comunidade, o Solar das Camélias organizou, em Julho, a I Exposição de Flores, com a participação activa de várias instituições do concelho e distrito bem como de comunidade em geral. 

O nosso jardim esteve bem diferente, preenchido com flores de diversos materiais reciclados. A votação para a melhor ou mais bela flor decorreu  entretanto no facebook!
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Jornadas
	  Com o objectivo de uma troca de experiências, saberes e conhecimentos nas diversas áreas que um centro geriátrico dispõe aos seus Residentes, o Solar das Camélias organizou as I Jornadas  “O Idoso – Experiência do Cuidar”, no dia 21 de Maio. 

A adesão foi significativa, com a participação de cerca de 100 pessoas – entre técnicos e outros colaboradores de instituições, assim como estudantes de áreas afins e familiares de pessoas idosas. 

Com o apoio do Centro Cultural da Branca, na cedência do auditório, presenteámos os participantes com oradores conceituados na área da geriatria e gerontologia. Os temas abordados focaram a demência, fracturas e prevenção de quedas, avc, primeiros socorros, animação e reabilitação geriátrica. Foi um sucesso, a repetir!
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
Formação Anual
	  O Solar das Camélias proporciona às suas Colaboradoras formações especializadas anualmente para que o trabalho realizado seja qualificado e de qualidade para os nossos Residentes. 

Durante o mês de Fevereiro as Colaboradoras do Solar das Camélias frequentaram o Curso de Gerontologia, ministrado pela empresa Multiaveiro, com o módulo de” Comunicação Interpessoal” orientado pela Dra. Ruth Portugal e os módulos “Prevenção e Primeiros Socorros” e “Cuidados Humanos e de Saúde Básicos” orientados pelo Enfermeiro Pedro Gordo. 

Na continuidade do nosso plano de formação foi ainda realizada um acção de formação ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha sobre a utilização e manuseamento de extintores. Esta formação de cariz principalmente prático serviu para renovação dos conhecimentos já dquiridos em anos anteriores. 

Foi muito interessante e todos sentimos a importãncia para o nosso dia-a-dia.
      

lupa Clique na foto para ampliar
Noticias
Início da Página
CamposAYres